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domingo, 16 de março de 2014

Paraibanos recebem e-mails falsos solicitando atualização cadastral de dois bancos

De acordo com levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mais da metade das transações bancárias realizadas no país são efetuadas via internet. A maior responsável pelo aumento da utilização dos meios digitais são as plataformas para dispositivos móveis oferecidos pelos bancos. Segundo os usuários desses aplicativos, a principal vantagem da tecnologia mobile é a praticidade. No entanto, apesar de não precisar sair de casa e enfrentar filas para movimentar contas bancárias, os clientes devem se manter atentos a um perigo iminente: os golpes aplicados via internet.

O Portal Correio teve acesso a mensagens enviadas para e-mails de paraibanos, que usam os nomes do Itaú e do Banco do Brasil, mas evidenciam uma clara tentativa de golpe. Nelas, os internautas do serviço online são informados sobre a necessidade de sincronizar os dados do iToken, aparelho gerador de senhas para clientes. 

A mensagem pede para que seja feito o procedimento clicando em um link anexado ao mesmo e-mail, caso contrário, terão o acesso à conta na internet bloqueado. O perigo mora nesse links, que conduzem à instalação automática de programas clandestinos capazes de informar códigos e senhas a estelionatários virtuais e infectar os aparelhos com vírus.

O banco Itaú diz jamais ter solicitado informações de seus clientes por e-mail ou telefone. “Sempre que desconfiar de uma mensagem ou ligação, o cliente deve entrar em contato com a instituição e buscar orientação. A segurança de nossos clientes é uma preocupação constante do Itaú Unibanco. Pensando nisso, nós disponibilizamos em nosso site conteúdos com dicas de como os usuários do internet banking devem agir em situações similares a esta”, divulgou a assessoria de comunicação do banco.

O Portal Correio também contatou o Banco do Brasil, que igualmente afirmou que nunca requisitou qualquer tipo de atualização via e-mail.


Créditos: Portal Correio

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