Click no botão inicio ao lado esquerdo ou uma das guias

Para visualizar as últimas notícias

terça-feira, 11 de março de 2014

Operários paralisam obras da transposição do Rio São Francisco na divisa Ceará-Paraíba

Em nota, a assessoria de imprensa da Construtora Queiroz Galvão, responsável pela obra, informou que a empresa não vai se pronunciar sobre o assunto.

Cerca de 500 operários que trabalham na obra de transposição do Rio São Francisco, decidiram entrar em greve nesta segunda-feira (10). O trecho onde as obras foram paralisadas fica no distrito de Umburanas, município de Mauriti, na divisa entre Ceará e Paraíba. Eles dizem que estão sem receber salários e também reclamam das condições de trabalho. Com investimento de R$ 8 bilhões, as obras de transposição do Rio São Francisco tiveram início em 2007 e sofrem a terceira greve.

Com a paralisação, a construção de abertura de um canal que liga os estados do Ceará e Paraíba. São 43 quilômetros que devem estar concluídos no segundo semestre de 2015. Entre as reivindicações dos operários, estão pagamento dos salários em dia, melhores condições de trabalho e segurança, além de assistência médica.

Essa é a terceira vez que as obras do lote seis, em Mauriti, são paralisadas. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, metade da obra já foi concluída e deve ser inaugurada, em sua totalidade, no final de 2015. “Nós já procuramos o Ministério Público do Trabalho (MPT) para que ele faça a mediação do conflito, mas não tivemos sucesso. A paralisação vai continuar até que os problemas sejam resolvidos”, diz Francisco Evandro Pinheiro, representante do sindicado dos operários.

Em nota, a assessoria de imprensa da Construtora Queiroz Galvão, responsável pela obra, informou que a empresa não vai se pronunciar sobre o assunto. Já o Ministério da Integração Nacional disse que monitora a paralisação e que uma audiência está marcada para a quarta-feira (12), entre a construtora e o sindicato dos trabalhadores para que todas as divergências sejam sanadas e as atividades sejam retomadas.

O eixo norte da Transposição, que vai trazer água ao Ceará, está com 22% concluído, enquanto o eixo leste, que vai irrigar Rio Grande do Norte, está em 80%, segundo o Ministério da Integração. Pelo cronograma original da obra, cidades do interior do Ceará já deveriam estar recebendo água do São Francisco. A previsão para concluir as obras da transposição do rio São Francisco está mantida para o final de 2015.

A transposição das águas do São Francisco desvia o curso de água do rio em Pernambuco para a Bahia, Rio Grande do Norte, Paraíba e Ceará. De acordo com o governo federal, 12 milhões de pessoas devem ser beneficiadas com o abastecimento de água com a conclusão da obra. A transposição começou em 2007, avaliada em R$ 7 bilhões. Atualmente trabalham 8.700 homens na obra. De acordo com o Ministério da Integração, houve diferenças entre os contratos e a “realidade da obra” que levaram ao corte de gastos.




Da Redação
com Blog do Gordinho e G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...