Click no botão inicio ao lado esquerdo ou uma das guias

Para visualizar as últimas notícias

terça-feira, 5 de novembro de 2013

PMDB faz pressão e tenta ‘empurrar’ Vitalzinho a todo custo no ministério

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), não faz mais segredo para ninguém que quer, a todo custo, ‘empurrar’ o senador paraibano Vital do Rêgo Filho (PMDB) no Ministério da Integração Nacional. E, para conseguir fazer com que seu colega de parlamento assuma o cargo dando mais poderes aos peemedebistas no governo federal, Renan não está medindo esforços e tem soltado uma artilharia pesada contra a presidente Dilma Rousseff (PT), que não parece estar se intimidando.

De acordo com matéria publicada no jornal o Estado de S. Paulo, Renan está tentando apressar a possível nomeação de Vitalzinho usando a desconfiança do mercado econômico. Sob a orientação do presidente do Senado, peemedebistas estariam pautando tema de impacto sem o respaldo de Dilma.

Em vez de atuar no Legislativo negociando mudanças a projetos enviados pelo governo ao Congresso, os parlamentares passaram a apresentar sua própria pauta econômica autônoma. A iniciativa mais evidente da estratégia foi deflagrada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). Sem ter avisado Dilma, ele defendeu a votação até o final do ano do projeto de lei que fixa mandato de seis anos para diretores do Banco Central.

O presidente do Senado justificou a iniciativa dizendo que o projeto fazia parte da sua plataforma de campanha para voltar ao comando do Congresso, em fevereiro. Mas, segundo aliados, o que Renan pretende é apressar a nomeação do correligionário e senador Vital do Rêgo (PB) para o Ministério da Integração Nacional, cargo ocupado por um técnico interino afilhado político do governador do Ceará, Cid Gomes.

Essa mudança irritou o PMDB, que desconfia que o ministério ficará na cota do PROS, novo partido de Cid. Outro objetivo seria forçar o apoio do Executivo a seu filho, o deputado federal Renan Filho (PMDB-AL), para concorrer ao governo alagoano. O Planalto tem sinalizado que só quer apoiar o próprio Renan, primeiro colocado nas pesquisas, para a disputa. Se assim não for, ensaia fechar apoio ao senador Benedito de Lyra (PP-AL).




Da Redação
com blog do gordinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...