De acordo com levantamento feito pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mais da metade das transações bancárias realizadas no país são efetuadas via internet. A maior responsável pelo aumento da utilização dos meios digitais são as plataformas para dispositivos móveis oferecidos pelos bancos. Segundo os usuários desses aplicativos, a principal vantagem da tecnologia mobile é a praticidade. No entanto, apesar de não precisar sair de casa e enfrentar filas para movimentar contas bancárias, os clientes devem se manter atentos a um perigo iminente: os golpes aplicados via internet.
O Portal Correio teve acesso a mensagens enviadas para e-mails de paraibanos, que usam os nomes do Itaú e do Banco do Brasil, mas evidenciam uma clara tentativa de golpe. Nelas, os internautas do serviço online são informados sobre a necessidade de sincronizar os dados do iToken, aparelho gerador de senhas para clientes.
A mensagem pede para que seja feito o procedimento clicando em um link anexado ao mesmo e-mail, caso contrário, terão o acesso à conta na internet bloqueado. O perigo mora nesse links, que conduzem à instalação automática de programas clandestinos capazes de informar códigos e senhas a estelionatários virtuais e infectar os aparelhos com vírus.
O banco Itaú diz jamais ter solicitado informações de seus clientes por e-mail ou telefone. “Sempre que desconfiar de uma mensagem ou ligação, o cliente deve entrar em contato com a instituição e buscar orientação. A segurança de nossos clientes é uma preocupação constante do Itaú Unibanco. Pensando nisso, nós disponibilizamos em nosso site conteúdos com dicas de como os usuários do internet banking devem agir em situações similares a esta”, divulgou a assessoria de comunicação do banco.
O Portal Correio também contatou o Banco do Brasil, que igualmente afirmou que nunca requisitou qualquer tipo de atualização via e-mail.
Créditos: Portal Correio
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