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segunda-feira, 8 de junho de 2015

O uso das redes sociais na educação

Muitas revoluções forçaram a humanidade a mudar as estratégias e adequar-se aos modelos revolucionais. O surgimento do PC, Personal Computer, foi o marco de uma grande revolução tecnológica, intrinsecamente ligada a essa revolução novos aplicativos e a World Wide Web (grande teia mundial) inseriu a população num cenário social global.

O novo cenário chega proporcionando um fluxo de informações e tecendo uma morfologia social própria de uma nova tribo – assim surgem as tribos cibernéticas – redes de usuários interconectados pela tecnologia. A velocidade da informação multiplica de forma exponencial os usuários do novo modelo tecnológico, de forma mais específica, surgem redes direcionadas a relações sociais e a multiplicidade do número de usuários faz das redes sociais um mercado promissor em muitos setores.
Um dos mercados de promissão das redes sociais é o mercado educacional, muitas pesquisas mostram que a cada dia mais usuários aderem a rede. De acordo com uma pesquisa feita em mais de trinta países pela inSites Consulting, empresa europeia.

“ ...cerca de 70% da população online, ou o equivalente a 1 bilhão de pessoas, usam redes sociais atualmente. Além disso, 100% das pessoas entrevistadas sabiam da existência do Facebook, mesmo que não fizessem parte...”.

A pesquisa é uma boa fonte de orientação para educação, os dados mostram que provavelmente o público educacional está conectado, é como se seu aluno andasse com um caderno 24 horas por dia, e esse caderno pudesse interagir com o professor. Portanto, enxergando as redes sociais como uma extensão do material interdisciplinar é possível ampliar os debates, promover interações e pautar os conteúdos programáticos através dos veículos sistemáticos que agora fazem parte da rotina dos estudantes.

Como ferramenta de ensino as redes sociais devem ser utilizadas na integração social – disciplina/estudante – o professor deve proporcionar um cenário atraente que envolva o conteúdo programático e proporcione a interação entre os usuários da rede. A produção de blogs é fundamental para inserção de conteúdos oriundos de informações produzidas em sala e de atividades produzidas pelos próprios estudantes, fato este que pode servir de incentivo a outros alunos. O Twitter e o whatsapp podem ser usados como meio de comunicação rápida e o Facebook pode ser a plataforma social da turma.

Para aproveitamento efetivo de tais ferramentas é necessário que o professor norteie os alunos no sentido que as redes sociais devem ser utilizadas de forma consciente. Aulas expositivas, explicativas e demonstrativas devem alertar aos estudantes acerca dos perigos da rede e elencar os pontos positivos como norte a serem seguidos. Para tal tarefa acredito que duas ou três aulas são suficientes, de forma pragmática o público alvo do nosso objetivo já faz parte da teia, restando ao professor a tarefa de conscientizar e promover a utilização compartilhada da sua rede educacional.

O compartilhamento das informações devem seguir critérios, não é uma questão de estabelecer regras, é uma visão de objetivos, de inserir o foco e promover a construção conjunto de resultados. Pensando assim o compartilhamento das informações atenderá aos objetivos da utilização das redes sociais na educação, e de forma ética será possível estabelecer a diplomacia e a efetiva utilização das redes sociais na educação.


Por Robson Elias

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