Click no botão inicio ao lado esquerdo ou uma das guias

Para visualizar as últimas notícias

sábado, 24 de maio de 2014

Presos da Paraíba tiram fotos de dentro da cela e postam no Facebook; 15 são punidos


O serviço de inteligência da Secretaria de Administração da Paraíba (Seap) identificou, nesta sexta-feira (23), 15 presos que atualizaram suas páginas no ‘Facebook’ de dentro do Presídio Padrão Regional de Cajazeiras, a 461 km de João Pessoa, contrariando as normas de segurança do sistema prisional. Inquérito instaurado pela direção da penitenciária descobriu que eles interagiram na mídia social entre abril e maio deste ano, conforme informou o diretor da unidade, Jailson Mattos.
A investigação foi iniciada há cerca de um mês, após uma denúncia anônima informar sobre a atualização dos perfis nas redes sociais. Os detentos também usavam os aparelhos para extorquir e ameaçar comerciantes das cidades de Cajazeiras e João Pessoa.
“Fomos procurados por comerciantes sobre o crime que vinha ocorrendo de dentro do presídio. Abrimos investigações e, durante um mês, fizemos uma varredura nos cerca de 200 presos que tinham perfis no facebook e detectamos quinze. Nesta sexta-feira (23), foi deflagrada a operação ‘Rede Social’ e identificamos os presos, mas não encontramos os celulares”, disse o diretor.
Mattos informou que uma sindicância foi instaurada visando descobrir como um celular com câmera foi parar dentro do presídio. Nas imagens, os presos se exibem dentro das celas e mostram para seus amigos o dia-dia dentro da unidade. De acordo com o diretor, pela exposição na internet, os detentos foram penalizados e ficaram sem banho de sol. Além disso, as visitas semanais foram suspensas pelo período de um mês.

Postagem feita por um dos detentos
Eles também irão responder pelas postagens e devem ter adiados, por mais um bom tempo, os benefícios que teriam direito com a progressão da pena. Os presos envolvidos cumprem pena de 3 a 16 anos, pelos crimes de furto, roubo, homicídio e latrocínio. Durante uma operação ‘pente fino’, os agentes da Gerência de Planejamento e Inteligência (Geplasi) e Polícia Militar encontraram espetos e cachaça de fabricação artesanal denominada de ‘Maria Louca’ e ‘Gengibirra’.




Da Redação com correio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...