Click no botão inicio ao lado esquerdo ou uma das guias

Para visualizar as últimas notícias

quinta-feira, 30 de maio de 2013

Especial: Você sabe o que é celebrado no feriado de Corpus Christi?

Você sabe o que é celebrado no feriado religioso de Corpus Christi, que ocorre nesta quinta-feira (30)?

Para tirar a dúvida dos leitores, a edição da "Folhinha" de 21 de maio de 1967 fez uma matéria explicando como surgiu e como a data é comemorada no Brasil.

Confira a matéria na íntegra:

A Igreja Católica comemora o Corpus Christi, que significa a "Festa do Corpo de Cristo".

A data é denominada também de o Santíssimo Sacramento. Nesse dia, os bispos de várias dioceses (reunião de paróquias) levam até a catedral, em procissão, a hóstia consagrada.

Conforme contam os livros, as festas de Corpus Christi foi instituída no século XIII pelo papa Urbano IV. Durante os doze primeiros séculos, a Igreja Católica celebrou a data da instalação da Eucaristia na quinta-feira santa.

Depois, entretanto, como surgissem muitos abusos dos hereges, que desrespeitavam a data porque era comemorada logo após o Carnaval, esta foi mudada para alguns meses adiante, como acontece até hoje.

Em todo o mundo, o Corpus Christi é lembrado.

No Estado de São Paulo, há algumas cidades que dão um toque especial a essa data: enfeitam suas ruas com flores e outras ornamentações, para que a procissão por ali passe.

Já começam a ficar conhecidos e admirados os trabalhos que realizam as autoridades e habitantes de Bauru, Cedral, Ourinhos, Matão, São Joaquim da Barra, entre outras.

Com entusiasmo e devoção, preparam quadras seguidas de flores e outros arranjos, provocando admiração entre os visitantes.




Da Redação com Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...