Click no botão inicio ao lado esquerdo ou uma das guias

Para visualizar as últimas notícias

terça-feira, 21 de maio de 2013

Cuidado com a dor de cabeça!: Cefaleia pode indicar tumores

Em casos mais raros, a cefaleia pode estar associada a tumores cerebrais, que afeta principalmente pessoas com mais de 50 anos.

A dor de cabeça é o sintoma mais comum que acomete praticamente todas as pessoas, podendo ser consequência de várias disfunções do organismo, desde má alimentação até estresse. Em casos mais raros, a cefaleia pode estar associada a tumores cerebrais, que afeta principalmente pessoas com mais de 50 anos.

O neurocirurgião Ronald Farias disse que as dores na região da cabeça são problemas corriqueiros, mas que devem ser analisadas, tendo em vista as variadas causas da cefaleia.

“Quase todo mundo apresenta uma vez ou outra uma dor de cabeça comum, isso é o de praxe, a cefaleia mais simples.

Esporadicamente as dores de cabeça podem ser de causa secundária, quando tem outra doença por trás. Pode ser um tumor ou até um aneurisma”, disse.


Dados da Sociedade Brasileira de Cefaleia apontam que 76% das mulheres e 57% dos homens têm pelo menos um episódio de dor de cabeça por mês. Nas dores de cabeça tumorais, ou seja, em decorrência de tumores, os sintomas e ocorrências costumam se diferenciar das cefaleias simples, tensionais (por estresse) e enxaquecas, é o que explica o neurocirurgião Ronald Farias.

“Geralmente é uma dor de cabeça mais intensa e contínua, que não alivia facilmente com os analgésicos. Muitas vezes ela vem acompanhada de sintomas secundários, como por exemplo desorientação, esquecimento, alterações motoras e às vezes crises convulsivas. Ao vir associados com esses outros sintomas, pode ser um indicativo que a cefaleia é de causa secundária, gerada por tumor”, afirmou o médico.

O promotor de eventos Ednaldo Evaristo da Silva, 52 anos, sempre teve uma vida saudável. Nunca foi de ingerir bebidas alcoólicas em excesso ou fazer uso de cigarros, por isso nunca suspeitou ter qualquer problema de saúde. Há pouco mais de um mês, ele começou a sentir diversos desconfortos no dia a dia, até que descobriu ter um tumor de três centímetros no cérebro. “Nunca fui te ficar doente, sempre tive uma vida saudável, por isso tivemos um susto enorme quando fiquei sabendo que estava com um tumor na cabeça”, disse.

De acordo com Edvaldo, à noite as dores de cabeça apareciam com mais força, mas o que determinou a busca pelo diagnóstico médico foram os sintomas associados à cefaleia.

“Toda noite eu tinha dores de cabeça que doíam bastante. Mas pouco tempo atrás comecei a ter inchaços nos dedos e o nariz e orelha começaram a crescer. Também sentia muito formigamento e coceira nos braços, então procurei o médico”, disse.




Da Redação com Beto Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...