Click no botão inicio ao lado esquerdo ou uma das guias

Para visualizar as últimas notícias

sábado, 26 de janeiro de 2013

Comissão avalia se houve falha humana ou técnica. Governador da Paraíba estava no avião no momento do acidente.

Piloto é ouvido e peritos vistoriam avião que fez pouso forçado na PB

Luiz Cláudio Veloso, da Seripa, investiga a causa do acidente com bimotor que transportava o governador da Paraíba (Foto: Taiguara Rangel/G1) 

Coronel Luiz Cláudio investiga acidente com avião
que levava Governador (Foto: Taiguara Rangel/G1)
Após o acidente envolvendo um bimotor que transportava o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), uma comissão do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa) tenta identificar a causa do pouso forçado. Ainda na sexta-feira (25) o piloto da aeronave, Nilton Pinheiro, foi ouvido pelos peritos. A comissão tem o prazo de até um ano para concluir o laudo.
Avião com o governador faz pouso forçado em aeroclube de Campina Grande (Foto: Reprodução/TV Paraíba)O G1 procurou o piloto Nilton, para dar sua versão sobre o acidente, mas ele informou que não tinha autorização para falar sobre o caso. O piloto disse ainda que só poderá comentar sobre o ocorrido após a conclusão do laudo.

Avião com o governador faz pouso forçado em aeroclube de Campina Grande (Foto: Reprodução/TV Paraíba)
Mapa: pouso forçado do avião do governador da Paraíba (Foto: Arte/G1)O acidente aconteceu, na sexta-feira (25) no distrito de São José da Mata, em Campina Grande. Através de nota, a Secretaria de Comunicação disse que informações preliminares apontam a existência de uma falha no trem de pouso, o que teria obrigado o piloto a fazer um pouso forçado em um aeroclube da cidade. Ainda de acordo com a Comunicação, quatro pessoas estavam na aeronave. Além de Ricardo Coutinho estavam o secretário-executivo do Programa de Aceleração do Crescimento, Ricardo Barbosa, o ajudante de ordens, capitão Anderson Pessoa e o piloto da aeronave. Ninguém ficou ferido no acidente.

(Foto: Arte/G1) 
O tenente-coronel Luiz Cláudio Veloso, do Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa), faz parte da comissão que está em Campina Grande periciando o avião. Ele disse neste sábado (26) que não descarta nenhum tipo de erro. “Não descarto falha humana e nem falha técnica”, disse. A comissão vai investigar também as condições do aeródromo e meteorológicas.
Segundo o coronel Fernando Chaves, Chefe da Casa Militar, órgão responsável pela manutenção do avião pertencente ao Governo do Estado, o bimotor Sêneca não está em condição de uso, com avarias na hélice e no trem de pouso, e será removido da pista. Equipes do Corpo de Bombeiros permanecem no local por questões de segurança. Segundo os peritos, a aeronave ainda corre risco de vazamento e explosão.
Segundo o coronel, o piloto Nilton já tem mais de 3 mil horas de voo com o modelo de aeronave que se envolveu no acidente com o governador da Paraíba. A perícia está prevista para terminar neste sábado e aeronave deve ser retirada da pista, permanecendo no Aeroclube de Campina Grande ou sendo transportada com destino a João Pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...