Click no botão inicio ao lado esquerdo ou uma das guias

Para visualizar as últimas notícias

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Caso Cajá: Policial confessa em depoimento que efetuou dois tiros em direção ao comerciante


Um policial militar confessou em depoimento à Polícia Civil que chegou a efetuar dois disparos em direção ao comerciante José Almeida Neto, 27 anos, morto a tiros durante uma operação policial no Distrito de Cajá, no município de Caldas Brandão. O fato aconteceu no último domingo (25). CLIQUE AQUI e veja matéria e vídeo.

Para o delegado Hugo Porto, essa versão é possível, mas só a perícia vai dizer se ela é verdadeira. No depoimento, os policiais alegaram que o acusado teria pego uma arma que estava no banco da viatura e atirado e por isso eles teriam revidado.

Por causa do crime e com medo de sofrer represálias, a esposa do comerciante deixou a cidade e, segundo os familiares, está morando fora do Estado, mas eles não quiseram revelar o local.

Esta semana, um vídeo mostrando o possível momento em que o comerciante foi assassinado foi postado no Yotub. O Ministério Público solicitou que esse material foi avaliado por peritos para comprovar a autenticidade.

A viatura onde os policiais estavam e as armas foram aprendidas e serão periciadas e o resultado das investigações deve sair em 15 dias. Os policiais envolvidos no caso, foram ouvidos, participaram de uma reconstituição do crime e foram liberados.









Paulo Cosme

quarta-feira, 28 de novembro de 2012

À PROCURA DA FELICIDADE - CHRIS GARDNER - VOCÊ JÁ ENCONTROU A SUA


Baseado no livro, À procura da felicidade, o filme indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de 2007 continua a emocionar sempre que é assistido. Trata-se da jornada de um pai sem teto ao esplendor.
O Filme mostra a brilhante luta de um homem de classe média baixa para sustentar sua família retratando um país capitalista onde o dinheiro parece ser a solução para a felicidade e ninguém é tratado com fraternidade.  Uma obra retratando os menos favorecidos e um sistema sem inclusão.
Chris Gardner, representado pelo notável Will Smith era igual à maioria dos brasileiros, obstinado a vencer, investiu todas as suas economias em umas máquinas ultrapassadas, escaners de ossos. Pensando vencer na vida bateu de frente com o fracasso pela primeira vez. Sua esposa o abandonou diante as dificuldades, foi preso por não pagar multas de estacionamento exatamente na hora que saia para uma entrevista de emprego, e ainda perdeu um de seus escaners. O qual até o momento era a única esperança de conseguir algum dinheiro.
Durante a brilhante narrativa os problemas não param de aparecer. A transmissão de um “retrato” que mostra o real social, desemprego, abandono da esposa, despejado do apartamento e ter que procurar alojamento ou abrigo público traça o perfil de muitos que acabam desistindo da busca da felicidade, no entanto, o personagem é persistente, continua tentando vender seus escarners e procurando emprego, ou a felicidade.
Uma crítica ao capitalismo, ao preconceito e ao Governo que não oferece as condições necessárias de garantia da constituição que é o direto a vida digna e feliz.  Na verdade uma perspectiva almejada pela sociedade: a felicidade.
A forma como o personagem trata as dificuldades é emocionante. No fundo do poço ele usa o metrô como moradia improvisada, brinca com seu filho pequeno dizendo que eles estão em uma caverna e que têm que se proteger dos dinossauros que estão fora. Isso para não transmitir a tamanha dificuldade para o pequenino.
O filme representa a perseverança, coragem, garra e amor pela família. É com certeza recomendado a qualquer um que já pensou em desistir, é real, factual, emocionante e paternal. Não devemos assisti-lo dez vezes e sim quantas de vezes dez quiser.  O personagem representado por Will, Chris Gardner, hoje é o CEO da Gardner Rich & Company, milionária firma de corretagem com escritórios em Nova York, Chicago e San Francisco.
____________
Robson Elias,
Comunicação Social da UEPB

Criatividade sem limite, vai copiar?

Merecia uma nota pela criatividade

Ação da PM em Curitiba termina com agressões a idosa e abuso de poder

Advogada presa na ação diz que foi vítima de tortura e racismo dos policiais.
Família vítima dos policiais se preparava para jantar quando houve invasão.

Moradores do Bairro Alto, em Curitiba, acusam um grupo de policiais de abuso de autoridade. Em uma ação, no início da noite de sábado (24), eles invadiram uma casa, bateram nos moradores e prenderam 11 pessoas. Entre as vítimas das agressões, está uma idosa de 72 anos.

Conforme os moradores, a polícia invadiu a casa após um motociclista se recusar a mostrar os documentos do veículo aos policiais. O homem teria fugido para dentro da casa. Segundos depois, mais de uma dezena de PMs entrou no local. “Já entrou com cassetete para um lado, chutes para o outro. Já foi derrubando tudo. Foram entrando para dentro e massacrando”, lembra a aposentada Zulmira Floriano.

Ela e a família se preparavam para jantar quando aconteceu a invasão. Zulmira, o marido, os três filhos e a mãe foram agredidos pelos policiais. Em vários locais da casa, as marcas de sangue comprovam a versão das vítimas. Num dos cômodos, três dias depois da confusão, os pedaços de um cassetete quebrado ainda estão no chão.

Vizinhos registraram parte da confusão. Nas imagens, é possível ver quando os policiais invadem a casa e como agem após prender os moradores. Num dado momento, um morador diz aos policiais “Agora vai falar que o piá (garoto) resistiu à prisão”. Um dos PMs, sai em busca de quem proferiu a frase. “Que você falou, hein, seu filho da p...?”, questiona o policial.

Outra vítima das agressões foi a advogada Andréa Vitor. Ela conta que foi ao local para saber o que estava acontecendo, mas acabou detida pelos policiais. Junto com outras 10 pessoas que foram presas, ela foi encaminhada para um módulo da Polícia Militar.

No local, ela afirma que os policiais agrediram novamente os presos. “Eles me deram um tapa no rosto”, lembra. A advogada diz que também foi vítima de racismo. “Advogada, com essa corzinha, sua negra vagabunda, sua preta vadia”, teriam dito os policiais a ela.

O corregedor-geral da Polícia Militar, César Kogut, reconheceu o abuso dos policiais. Segundo ele, o caso será investigado pela corregedoria. “Existem indícios de que houve abuso de poder e abuso de autoridade. Isso vai ser apurado, tanto que foi aberto inquérito”, afirma.

Para o advogado de Andréia, Elias Mattar Assad, o caso configura, além de racismo, crime de tortura. “A atitude da PM não se pautou dentro da lei. E quando não se pauta dentro da lei, é barbárie”, diz.

Para ler mais notícias do G1 Paraná, clique em g1.globo.com/parana. Siga também o G1 Paraná no Twitter e no RSS.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Um susto pra morrer de rir, assista ao vídeo

Espetacular, ainda bem que ninguém tinha problemas no coração

ACIDENTE DE MOTO DEIXA DOIS FERIDOS EM ALAGOA NOVA


Por volta das 16h:30min da tarde desta segunda-feira(26), aconteceu na Rua Odilon Lima, um acidente envolvendo uma moto Honda, na cor preta (sem identificação de placas), conduzida por Marcelo Fernando de Oliveira, mais conhecido como Marcelo Papangú, de 22 anos, residente no Sítio Boa Vista, zona rural do Município.

Na moto ainda estava Juvelino Ursulino, popularmente chamado de Pingo, de 20 anos, residente na Rua Eunilde Leite, em Alagoa Nova. O segundo veículo envolvido é um carro modelo Parati, na cor prata, de proprietário não identificado.

Segundo informações de populares que viram o acidente, os dois veículos estavam na mesma direção no sentido saída para Campina Grande. O condutor do veículo (até o momento não identificado) entrou a esquerda no sentido Rua José Antonio Frutuoso, mas não deu sinal de seta. O condutor da moto Marcelo Fernando de Oliveira, tentou uma manobra para evitar uma colisão na traseira do carro. 

Porém não conseguiu lograr êxito e chocou-se com a lateral do veículo. Segundo os populares só houve o choque porque não foi possível a manobra completa do condutor da moto, que foi de encontro a uma obra do município que já faz quase cinco meses e não foi finalizada, causando assim um obstáculo entre os veículos e a contra mão. 

Marcelo sofreu um profundo corte na parte direita da cabeça, no momento da reportagem ele sentia muitas dores e perdia bastante sangue. Já Juvelino, reclamava de dores, principalmente nas pernas, nos braços e mostrava um trauma visível no ombro direito e havia ainda pequenas escoriações em ambos.

O SAMU foi imediatamente acionado e prestou socorro, conduzindo os feridos para o Hospital de Trauma de Campina Grande, Dom Luís Gonzaga Fernandes. A polícia militar também compareceu ao local, o Cabo Edézio disse que testemunhas anotaram os números da placa do carro, mas não identificaram a cidade e as letras, o que dificulta uma investigação. Até o momento não há informações sobre o condutor do automóvel que se evadiu do local sem prestar socorro.

Silvanna Ramos

sábado, 24 de novembro de 2012

Aids:Estado da Paraíba tem 2ª menor taxa do País.

Entre 490 mil e 530 mil pessoas vivem com HIV no Brasil. Dessas, 135 mil não sabem que têm o vírus, de acordo com dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde e pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids). Isso significa que um em cada quatro brasileiros (25,5%) infectados desconhece sua situação de risco.

A Paraíba é o 2º em número de casos, com uma taxa de incidência de 10.4 por 100 mil habitantes. Este ano foram registrados 426 novos casos no Estado.

O levantamento mostra que a incidência da aids no País, em 2011, foi 20,2 casos para cada 100 mil habitantes. No mesmo período, foram registrados 38,8 mil novos casos da doença – a maioria nos grandes centros urbanos.

Enquanto o Sudeste apresenta redução na taxa de incidência de 27,5, em 2002, para 21, em 2011, as regiões Sul, Norte e Nordeste registraram tendência de aumento de casos. No Centro-Oeste, a epidemia é considerada estável.

Segundo o balanço, o coeficiente nacional de mortalidade caiu de 6,3 mortes para cada 100 mil habitantes, em 2000, para 5,6, em 2011. Na última década, o País apresentou uma média de 11.300 mortes por ano provocadas pela aids.

Outro dado de destaque trata do acesso de gestantes ao teste rápido de diagnóstico durante o pré-natal. Em 2004, a cobertura era 63%, e passou para 84% no ano passado.
Atualmente, 217 mil brasileiros com o vírus HIV estão em tratamento. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, avaliou que o País registra forte adesão à terapia antirretroviral, pois mais de 70% dos pacientes apresentam carga viral indetectável após seis meses de tratamento.

Em 2006, 32% dos pacientes soropositivos chegavam ao serviço de saúde com contagem das células CD4 superior a 500 por milímetros cúbicos (mm³), indicativo de que o sistema imunológico ainda não está comprometido. Em 2010, o percentual subiu para 37%.

Ainda assim, a estimativa do governo brasileiro é que 30% dos infectados chegam ao serviço de saúde tardiamente. Por esta razão, a campanha deste ano pretende mobilizar estados, municípios e a sociedade civil, até o próximo dia 1º.

Durante os próximos dez dias, as pessoas que desejarem saber se têm o vírus devem procurar as unidades da rede pública de saúde e os centros de Testagem e Aconselhamento.

A campanha visa alertar a população, mas com enfoque nos grupos em situação de maior vulnerabilidade, como homens que fazem sexo com homens, travestis e profissionais do sexo. O governo também quer incentivar profissionais de saúde a recomendar o teste, independente de gênero, orientação sexual ou comportamento.

Marca Histórica: Governo do Estado atinge R$ 241 milhões em obras

O Governo do Estado atingiu a marca recorde de investimentos nos 223 municípios da Paraíba. De acordo com a Controladoria Geral do Estado (CGE), em onze meses de gestão foram aplicados, com recursos do Tesouro Estadual, R$ 241,4 milhões.

Os valores superam investimentos feitos em 2011 e 2010, que foram R$ 218,8 milhões e R$ 137,7 milhões respectivamente.

De acordo com o secretário-chefe da Controladoria Geral do Estado, Luzemar Martins, os investimentos aconteceram nas áreas da saúde, educação, infraestrutura, saneamento básico, segurança e recursos hídricos. O secretário executivo de Obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), Ricardo Barbosa, informou que atualmente mais de 300 obras estão sendo executadas em todo Estado.

Entre as obras realizadas destacam-se a barragem de Jandaia (Bananeiras); reconstrução da barragem Camará (Alagoa Nova); Centro de Convenções (João Pessoa); ampliação do sistema de abastecimento de água do município de Princesa Isabel e de mais de 36 estações de tratamento de água em municípios do semiárido, além dos investimentos na recuperação e construção de várias rodovias estaduais.

O quadro de estabilidade fiscal mantido pelo Governo do Estado no primeiro semestre de 2012 garante previsão de investimentos recorde na Paraíba. São mais de R$ 3 bilhões destinados às diversas áreas de ações e serviços para benefício dos paraibanos até 2014.

O último Relatório de Execução Orçamentária (RREO), publicado pela Controladoria Geral do Estado mostra que o Estado manteve o cumprimento das metas estipuladas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) de janeiro a junho deste ano.

Entre os principais indicativos fiscais do RREO está o controle da folha de pagamento, com gasto total abaixo do limite legal de 60%. O percentual foi, durante anos, o principal fator de endividamento do Estado, chegando a 67% de comprometimento da Receita Corrente Líquida (RCL) no exercício 2010.


Secom-PB

Governador Ricardo Coutinho inaugura estrada e tira nove municípios paraibanos do isolamento; obra custou R$ 3,8 mi

O governador Ricardo Coutinho inaugurou, nesta sexta-feira (23), as obras de pavimentação da rodovia PB-051, ligando o município de Caldas Brandão ao distrito de Cajá. Esse é o nono município que o Governo do Estado tira do isolamento em um ano e 11 meses de gestão.

Iniciada em setembro do ano passado, a estrada com 8,5 km de extensão foi concluída no início deste mês com um investimento de R$ 3,8 milhões. Na solenidade de inauguração, na praça central de Caldas Brandão, Ricardo Coutinho anunciou para o mês de fevereiro a entrega do segundo trecho da PB-051, ligando Caldas Brandão a Mari, promovendo a integração dos municípios do Agreste ao Brejo paraibano.

Os investimentos para a construção dos 14 km da rodovia chegam a R$ 6,2 milhões e vão beneficiar diretamente 26,8 mil pessoas. O governador Ricardo Coutinho afirmou que a inauguração das 20 estradas, incluindo as nove das cidades que viviam isoladas, representa o ritmo do trabalho do Governo do Estado. O DER atingiu a marca de 1,15 km de pavimentação por dia de governo (exceto os domingos), a melhor média entre os Estados do país. Ele acrescentou que o programa Caminhos da Paraíba prevê investimentos de R$ 950 milhões em estradas até 2014.

Ricardo destacou que a obra aproximou o município de Caldas Brandão de outros como Mari e Itabaiana e de Campina Grande, o que contribui para o desenvolvimento do setor de cerâmica e da agricultura com vias adequadas para o escoamento da produção e um custo menor do frete. “Essa é uma obra esperada há 50 anos que vai tirar do isolamento Caldas Brandão e ligar o município de um lado a BR-230 e do outro ao Brejo paraibano”, enfatizou.

Ricardo Coutinho ressaltou que outras estradas na região estão em fase de conclusão como Alagoinha/ Mulungu e Logradouro até a divisa do Rio Grande do Norte. “Esse é um trabalho que vai além do asfalto e da sinalização, pois integra os municípios ao processo de desenvolvimento do Estado. O que nos deixa mais feliz é que temos recursos para fazer muitas outras estradas dentro do programa Caminhos da Paraíba”, avaliou.

A dona de casa Maria Salomé da Paixão disse que a qualidade de vida dos moradores do município melhorou bastante com a estrada e que o governador mostrou ser um homem de palavra. “Agora é esperar que a estrada até Mari seja concluída para termos acesso também aos municípios do Brejo. Há um ano atrás estávamos sofrendo com a poeira no verão e a lama que nos deixava ilhados no inverno. Hoje podemos ir para qualquer lugar com segurança e conforto”, comemorou.

O superintendente do DER, Carlos Pereira de Carvalho, disse que o que parecia ser um sonho começa a se tornar uma realidade. “Já tiramos nove municípios do isolamento, concluímos 20 estradas e temos 20 licitadas e prontas para iniciar. Isso é um avanço muito grande que vai impulsionar o desenvolvimento da Paraíba”, afirmou.

Carlos Pereira disse que o acesso de Caldas Brandão a Mari também está praticamente pronto e restam apenas a conclusão da ponte e a sinalização. “A ligação de Caldas Brandão a BR-230 e a Mari é fundamental e vai ajudar a baixar os custos dos fretes de cargas e de transporte de passageiros, oferecer mais conforto e segurança aos usuários e melhorar a qualidade de vida das pessoas”, declarou.

A solenidade de inauguração foi prestigiada pelo vice-governador Rômulo Gouveia, pela deputada Léa Toscano; pelo secretário de Infraestrutura, Efraim Morais; pelo secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Renato Feliciano; pelo superintendente do DER, Carlos Pereira; e pelo prefeito de Caldas Brandão, João Batista Dias, que agradeceu a construção da estrada ao governo do Estado. Os prefeitos eleitos Zenóbio Toscano (Guarabira), Marcos Martins (Mari), Gil Tito ( Riachão de Bacamarte) e de Alagoinha, Alcione Brandão representaram seus municípios.


Secom-PB

TCE constata irregularidades na UEPB

A Associação de Docentes da Universidade Estadual da Paraíba (Aduepb) divulgou um relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE) que aponta irregularidades em gastos da instituição no exercício de 2011. O documento questiona a aplicação de recursos com hospedagens, restaurantes e locação de veículos.

A UEPB apresentou defesa ao TCE e o processo está sendo analisado pelo departamento de auditoria. Ainda não há previsão de quando as contas da universidade serão julgadas em plenário pelo TCE.
Entre as supostas irregularidades citadas no relatório, está a contratação de R$ 572 mil em hospedagens sem processo licitatório, com um crescimento de 255,9% na concessão de diárias em 2011, em relação ao ano anterior. Segundo a auditoria, há indícios de remuneração indireta de pessoas através da concessão de diárias. Houve ainda R$ 81,6 mil em diárias pagas a pessoas que não pertencem ao quadro de servidores.

O documento cita também despesas sem licitação na ordem de R$ 94,1 mil em restaurantes, R$ 57 mil com locação de veículos sem vigência contratual e R$ 20,2 mil com passagens aéreas adquiridas supostamente de forma irregular. Conforme o relatório, houve a devolução de R$ 811,8 mil de recursos federais não utilizados, o que representa 16,31% dos recursos federais aplicados na UEPB em 2011.

No total, a auditoria apontou que a UEPB gastou em 2011 R$ 838,2 mil só em passagens aéreas, além de mais R$ 742,7 mil com locação de veículos, valor suficiente para adquirir cerca de 30 carros populares. Mas o relatório não mostra apenas irregularidades de responsabilidade da gestão da UEPB. O TCE aponta na auditoria que o governo do Estado promoveu o cancelamento automático de restos a pagar no valor de R$ 35,4 mil, violando o princípio da transparência na gestão.

A análise da prestação de contas da UEPB para 2011 ainda está tramitando no TCE. O processo está em fase de análise de defesa na Divisão de Auditoria das Contas do Governo do Estado (DICOG II) e, em seguida será, encaminhado para o relator do processo, que será o conselheiro Arthur Cunha Lima, que ainda não teve acesso ao processo. Não há previsão de julgamento em plenário, já que, após a análise da defesa, o processo vai entrar na 'fila' do TCE. O presidente da Aduepb, José Cristóvão de Andrade, afirmou que pretende pedir uma audiência pública para discutir os dados apresentados pelo relatório preliminar. “Há uma preocupação muito grande do movimento docente. Vamos pedir uma audiência pública ao Tribunal de Contas para mostrar o processo”, afirmou Andrade.

Com JP

Termos ‘nerd’ e ‘geek’ mudam de sentido e despertam orgulho

Ativistas suecos estão em campanha para mudar, em seus dicionários, a definição do termo nerd. Será mais um indício de que o termo – bem como a palavra-irmã geek – perdeu sua conotação negativa?

Em 1984, o filme A Vingança dos Nerds mostrava que ser nerd significava ser antissocial, ou mesmo socialmente inferior. Mas as coisas parecem ter mudado.

Em 2010, A Rede Social, contando a história do Facebook, encontrou um ambiente diferente. Atualmente, os termos são associados a pessoas bem-sucedidas como Bill Gates, Steve Jobs e Mark Zuckerberg.

O blogueiro e estatístico geek Nate Silver, do New York Times, tem sido aclamado por ter feito uma previsão correta das eleições presidenciais dos EUA. “Um recado a quem quer ser presidente: contrate geeks, não eruditos”, diz reportagem da revista New Scientist.

Até alguns atletas começaram a se declarar nerds. O jogador de futebol americano Chris Kluwe se disse surpreso ao receber o título de “mais sexy do ano”, argumentando que é um “jogador de videogame nerd”.

Programas de entretenimento também transformaram geeks em heróis, como o personagem Sheldon Cooper, do seriado The Big Bang Theory. Em Operação Skyfall, o personagem Q, guru dos “gadgets” de James Bond, é retratado como um esperto geek da informática.

Novo sentido
Tem havido uma mudança no sentido atribuído a geeks e nerds. Acredita-se que a primeira descrição de um nerd seja a de um personagem peludo criado nos anos 1950 pelo autor e ilustrador de livros infantis Dr Seuss. Em 1951, a definição foi publicada na revista Newsweek: “Em Detroit (EUA), alguém que antes seria chamado de quadrado é agora, lamentavelmente, um nerd”.

Nos anos 1970, com o crescimento da indústria da informática, criou-se a noção do nerd como alguém “crânio”, antissocial e ligado ao mundo da tecnologia. O sentido da palavra, porém, acabou ficando mais “neutro” nos anos 2000, opina o editor-associado do dicionário Merriam-Webster, Kory Stamper.

No caso de geek, o uso remonta ao início do século 20, para se referir a um carnavalesco, e virou sinônimo de “tolo”. Atualmente, Stamper acredita que nerd caracterize alguém que tenha um conhecimento aprofundado de uma determinada área, e geek ganhou o sentido mais técnico antes atribuído a nerd. “Algumas pessoas usam a palavra geek com orgulho, para falar dos melhores”, opina.

Em geral, geek vem acompanhada de outra descrição, como “geek da física”, “geek da história” ou mesmo “geek de drinques”.

O que se perdeu?
Na Suécia, uma petição online para mudar a definição de nerd no dicionário – “uma pessoa motivo de risadas” – ganhou quase 4 mil assinaturas. Há relatos de que a Academia de Letras Sueca aceitaria mudar a definição para algo mais neutro.

O autor britânico Neil Gaiman se diz fascinado pela rapidez com que as duas palavras ganharam um novo sentido na Grã-Bretanha desde os anos 1980. “(Nerd) é um desses termos que originalmente eram ofensas, mas foram incorporados pelos ‘ofendidos’ como uma honra.”

Sendo assim, mais e mais pessoas viraram entusiastas dessas palavras e de interesses associados a elas – revistas em quadrinhos, Jornada nas Estrelas, animes e videogames.

Mas será que algo se perdeu com essas mudanças de sentido? Alguns que se autodenominam nerds e geeks sentem saudades dos dias em que eram vistos como rebeldes, afirma Benjamin Nugent, autor de American Nerd: The Story of My People (Nerd Americano: A História do Meu Povo, em tradução livre). “Isso só ocorreu com os personagens de Hollywood, de hackers derrubando corporações nefastas”, opina.

Alguns rejeitam o atual uso tão abrangente das palavras. Em um fórum na internet, um usuário disse acreditar que “um nerd é alguém apaixonado por algo (e muito bom nisso) – seja matemática, literatura, botânica, qualquer coisa. Em algum momento, isso mudou para (descrever) alguém que é parte de uma cultura, que assiste a um determinado programa de TV e usa um tipo de roupa.”

QUE BIXIGA É ESSA???


terça-feira, 20 de novembro de 2012

Confira os nove concursos públicos que estão com editais abertos na Paraíba

Somando as vagas oferecidas, o total é de 4.387

Na Paraíba, os concurseiros de plantão podem conferir os 9 editais de concursos públicos que estão abertos na Paraíba, oferecendo, no total, cerca de 4.387 vagas. As oportunidades são tanto para cargos de preenchimento imediato e/ou formação de cadastro reserva, contemplando pessoas do níveis fundamental ao superior.

SEAD

A Secretaria de Estado da Administração (SEAD), divulgou edital de concurso público de provas objetivas, para preenchimento de 3.180 vagas no cargo de Técnico Administrativo. Para participar, o candidato deve ter ensino médio ou técnico equivalente completo. O concurso será executado pela Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt - FUNCAB e a remuneração dos contratados será de R$ 720,00 para carga horária de 40 horas semanais.

Para se inscrever, o candidato deverá acessar o site www.funcab.org onde consta o Edital, a Ficha de Inscrição via Internet e os procedimentos necessários. A inscrição estará disponível do dia 12 ao dia 26 de novembro de 2012, considerando-se o horário local. O valor da inscrição é de R$ 60,00.

O concurso será composto de uma única etapa: Prova Objetiva de caráter classificatório e eliminatório, que será aplicada nas cidades de Cajazeiras, Campina Grande, João Pessoa, Patos e Sousa, devendo a opção ser feita no ato da inscrição. O prazo de validade é de 6 meses, a contar da data da publicação da homologação de seu resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período.

Prefeitura de Cajazeiras

A Prefeitura de Cajazeiras, no Sertão do Estado, publicou edital de concurso público destinado ao provimento de 908 vagas para profissionais de níveis fundamental, médio e superior. O salário chega até a R$ 2.720,00 por carga horária de 30 e 40 horas semanais.

O concurso público será realizado através da empresa FUNVAPI - Fundação Vale do Piauí, que disponibilizou sua página eletrônica para o processamento das inscrições. O endereço é www.funvapi.com.br e o prazo é até às 23h59min do dia 19 de novembro de 2012.

Prefeitura de Cacimbas

A Prefeitura de Cacimbas, também no Sertão da Paraíba, abriu edital de concurso público para preenchimento de 122 vagas, já incluídas as cotas para portadores de necessidades especiais. O certame será executado pela Fundação Allyrio Meira Wanderley e poderão concorrer candidatos dos níveis fundamental, médio e superior.

As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet no endereço eletrônico www.famw.com.br, até às 23h59 do dia 20 de novembro de 2012. As taxas variam de R$ 32,00, R$ 42,00 e R$ 52, 00 de acordo com o cargo escolhido.

Detran-PB

Visando preencher 108 vagas em cargos de níveis médio e superior, o Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba – DETRAN/PB, através da FUNCAB, tornou pública a abertura do edital para realização de concurso público. No nível médio, são oferecidas 90 vagas para os cargos de agente de trânsito e agente de vistoria, lembrando que para esses cargos é exigida Carteira Nacional de Habilitação, no Mínimo na Categoria "B". Já para o nível superior, o certame oferece 18 vagas para cargos de advogado e analista de sistemas.

O salário para os cargos de nível médio é R$ 978,50 e para os cargos de nível superior é de R$ 1.957,00. A jornada de trabalho semanal para todos os cargos será de 40 horas. As inscrições deverão ser realizadas no período de 19 de novembro a 09 de dezembro de 2012, pela Internet, no site www.funcab.org. A taxa de inscrição será de R$ 60,00 para os cargos de nível médio e R$ 70,00 para os cargos de nível superior.

Universidade Federal da Paraíba

A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) divulgou edital com a finalidade de contratar 60 professores nas classes de auxiliar, adjunto e assistente, para os Centros de Ciências Exatas e da Natureza, Ciências Humanas, Letras e Artes, Ciências Médicas, Ciências da Saúde, Tecnologia, Tecnologia e Desenvolvimento Regional, Energias Alternativas e Renováveis, Ciências Sociais e Aplicadas, Educação, Informática, Ciências Agrárias e de Ciências Aplicadas e Educação.

A remuneração oferecida varia de acordo com a titulação, classe e regime de trabalho, podendo alcançar o valor de R$ 7.627,02. O regime de trabalho também é variado (20h, 40h ou de dedicação exclusiva), bem como a escolaridade exigida (graduação, mestrado ou doutorado, conforme o cargo de interesse).

As inscrições seguem até o dia 7 de dezembro de 2012, apenas em dias úteis, das 8h00 às 12h00, no Departamento Acadêmico a qual se destina a vaga de interesse. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar o requerimento (disponível no site: www.ufpb.br) devidamente preenchido e assinado e comprovante de pagamento da taxa de participação.

Câmara Municipal de Olho d'Água

A Câmara de Olho d'Água, localizada no Vale do Piancó, através da empresa FAMW, lançou edital destinado ao provimento de três vagas para os cargos de Agente Administrativo, Auxiliar de Serviços e Taquígrafo (níveis fundamental e médio). As inscrições, nos valores de R$ 35,00 e R$ 45,00, serão feitas no site da Fundação Allyrio Meira Wanderley (www.famw.com.br), a partir das 00:01 horas do dia 15 de novembro até às 23:59 horas do dia 28 de novembro de 2012.

A prova será realizada na data prevista de 20 de janeiro de 2013, das 09h00 às 13h00 e/ou 14h00 às 18h00, na cidade de Olho D´água. O concurso público terá validade pelo prazo de 02 anos, a contar da data de sua homologação.

Universidade Federal de Campina Grande 

A Universidade Federal de Campina Grande lançou três editais de concursos públicos para preenchimento de seis vagas. A maior remuneração para professor adjunto de Matemática e Estatística do Centro de Ciências e Tecnologia é de R$ 7,627,02 e de R$ 4.837,66 para professor assistente, em carga horária de 40 horas semanais, em regime de trabalho de dedicação exclusiva.

O concurso terá a validade de 01 ano, contado a partir da publicação da homologação do resultado no Diário Oficial da União, sendo possível renovação por igual período.


Fonte:PortalCorreio


Confira os links dos Editais no Portal Correio (Click no link acima)

Enquete: Internautas aprovam administração do governado da Paraíba Ricardo Coutinho


A enquete foi realizada pelo site Pedra Branca News, os internautas aprovaram a administração do Governado da Paraíba Ricardo Coutinho, a enquete entrou no ar no mês de outubro que teve uma duração de aproximadamente 30 dias. Foram computados 211 votos durante o período.

A enquete tinha a seguinte pergunta: “O que você acha da administração do Governado da Paraíba Ricardo Coutinho”; e tinha as seguintes opções:

 

Ótima: 56,4% que corresponde a 119 votos

Regular: 14,2% que corresponde a 30 votos

Péssima: 29,4% que corresponde a 62 votos



Cantor Belchior é procurado no Uruguai por dívida de R$30 mil em hotel; no Brasil dívida chega a R$220 mil


No Uruguai, um dos maiores ídolos da MPB está sendo procurado pela polícia. O motivo? Uma dívida de seis meses em diária de um hotel quatro estrelas.

“É um patrimônio cultural brasileiro e é uma vergonha que tenha um comportamento assim”, diz a gerente do hotel.

Uma história que se repete, como você já viu aqui no Fantástico. Em 23 de agosto de 2009, o Fantástico exibiu uma matéria em que amigos, parceiros e até parentes do cantor e compositor Belchior contavam que ele havia desaparecido. A notícia foi destaque no Brasil e até no exterior. Encontrado numa pequena cidade do Uruguai pela nossa reportagem, o cantor não quis falar da vida pessoal nem sobre as dívidas que lhe cobravam.

Esta semana foi a vez de um hotel uruguaio dar queixa na polícia contra o cantor. Segundo a gerente Maria da Rosa, Belchior deve mais de R$ 30 mil em diárias e serviços.

O hotel fica na cidade de Artigas, perto da fronteira. Belchior e a mulher, Edna, se hospedaram no local em julho do ano passado. Para a gerente, o casal disse que passaria apenas 15 dias, mas foi ficando, e até maio deste ano pagava o hotel semanalmente, sempre em dinheiro. “O último pagamento foi em 4 de maio”, lembra Maria.

Depois do dia 4 de maio, Belchior e a mulher pararam de pagar as contas, alegando que o dinheiro deles estava bloqueado no Brasil. A boa vontade da gerente ainda durou seis meses. No começo de novembro, segundo Maria da Rosa, Belchior disse que iria pedir ajuda ao consulado brasileiro. Na segunda-feira passada ele saiu com a mulher do hotel e nunca mais voltou.

No mesmo dia, Maria da Rosa registrou um Boletim de Ocorrência contra o casal. “Desapareceram Decidimos fazer uma queixa na polícia contra o senhor Belchior e sua mulher, Edna Assunção de Araújo”. A polícia de Artigas enviou um informe a todas as delegacias do Uruguai. O comissário Hector de Los Santos explica que, se for encontrado, Belchior não vai ser preso, porque o não pagamento de dívida não é crime no país.

Durante o período de um ano e meio em que morou em Artigas, Belchior costumava passar a maior parte do tempo dentro do quarto 309. Quando ele e a mulher deixaram o hotel, na última segunda-feira, deixaram para trás várias roupas, material de trabalho, malas, três quadros comprados no Uruguai e até o computador.

O cantor também deixou muita coisa para trás no Brasil. Como o carro abandonado há cinco anos no aeroporto em Congonhas, em São Paulo, onde ele vivia antes de ir para o Uruguai. Só em diárias, a dívida já passa dos R$ 94 mil. O Fantástico também mostrou um carro de luxo que Belchior largou em um estacionamento em um bairro nobre da capital paulista.

“Deve dar por volta de uns seis anos mais ou menos”, disse Francisco dos Santos, sócio do estacionamento. Os donos do estacionamento entraram na Justiça para cobrar o dinheiro. “Na época que eu movi a ação, a dívida era mais ou menos R$ 10 mil”, lembra Francisco. O carro foi levado para um depósito público e a dívida com o estacionamento já está em R$ 15 mil.

“Não espero reaver esse dinheiro. Com certeza não”, ressalta o sócio do estacionamento. O Fantástico voltou ao endereço da casa que Belchior alugava em São Paulo para pintar quadros. Ela foi vendida, e no terreno está sendo construído um prédio. O dono da casa diz que não recebeu os aluguéis atrasados. “Ele deve hoje, acho que uns R$ 80 mil, computando juros e tudo”, afirma Antonio Elias, ex-dono da casa.

Somando as dívidas do hotel, dos carros e do aluguel da casa, o total chega a quase R$ 220 mil. O ex-produtor artístico de Belchior conta que até hoje ele recebe propostas para apresentações. “Eu gostaria que ele voltasse a fazer shows. Ele tem muitos fãs pelo Brasil”, disse Célio Silva, produtor artístico.

O Fantástico procurou Belchior no Brasil e no Uruguai para falar sobre a nova dívida, mas ele não foi encontrado.

“Ele tem que voltar. Eu encontro as pessoas na rua e sempre me perguntam dele. É uma pessoa querida”, destaca o ex-produtor.


Rede Globo

Em Santa Rita - Veja foto: Acusado de assaltos é assassinado com requinte de crueldade


Um homem identificado apenas por Miau Bombado foi encontrado morto na manhã desta terça-feira, 20, no quintal de uma casa no bairro do Açude, em Santa Rita-PB.

O corpo apresentava perfurações a bala, estava com os pés amarrados e a cabeça enrolada com a camisa. De acordo com a perícia, a vítima foi atingida pelo menos por sete disparos, a maioria na cabeça.

No local estiveram o delegado Pedro Ivo, o perigo Geraldo e guarnições da PM. O tenente J. Paulo, que fez o isolamento da área, disse que “Miau Bombado” era bastante conhecido da polícia, pois já havia sido preso por diversas vezes pelo registro de pequenos furtos e envolvimento com o tráfico de droga.

Ele residia no bairro do Marcos Moura, também em Santa Rita, mas era visto constantemente nas proximidades do local onde foi morto. A casa onde o corpo foi encontrado, segundo a polícia, funciona como um ponto de venda de droga, a conhecida “boca de fumo”.










Da Redação com '190pb'

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Feriado: agricultor morre ao perder controle de motocicleta na rodovia que liga Lagoa Seca à Alagoa Nova/PB

O feriado de Proclamação da República foi marcado pela tristeza para os moradores do sítio Geraldo, na região de divisa entre os municípios de Lagoa Seca e Alagoa Nova, no Brejo do estado.
O agricultor José Cassemiro Bezerra, conhecido 'Zé Ferreira', de 63 anos, morreu após se envolver em um acidente na rodovia estadual PB-097.
Ele seguia em sua motocicleta Honda CG, de cor preta e placas OFD-4257/PB no sentido Lagoa Seca-Alagoa Nova, quando em uma curva na área chamada 'Ponte do Floriano' acabou perdendo o controle do veículo. 
Segundo os familiares da vítima, José Cassemiro não tinha muita experiência em dirigir e também não possuía carteira de habilitação.
A tragédia aconteceu por volta das 11h30 da manhã, mas a Polícia Civil, IPC e Numol só conseguiram chegar ao local por volta das 13h30, quando o corpo foi retirado.
A vítima era casada, pai de vários filhos e morava há mais de 20 anos no sítio Geraldo.




Marcio Rangel.

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Juíza determina novas eleições na cidade de Esperança

A juíza da 19ª zona eleitoral, comarca de Esperança, Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga, decidiu por novas eleições na cidade de Esperança. A juíza também impugnou o registro de candidatura dos dois candidatos a prefeito na cidade de Esperança nas últimas eleições. A decisão foi divulgada na tarde de hoje, 14 de novembro.

Em outra decisão, a juíza sentenciou pela impugnação do registro de candidatura de Anderson Monteiro e ainda pela sua inelegibilidade pelo período de oito anos. A justiça condenou Anderson por doação de campanha acima do limite permitido por lei em 2010.

Nas últimas eleições, Arnaldo Monteiro, desistiu na véspera das eleições de concorrer ao cargo de prefeito da cidade de Esperança, substituindo o seu nome por seu filho Anderson Monteiro e Roxana Nóbrega, vice. Ele foi eleito com 9.411 votos contra 9.066 do seu adversário político Nilber Almeida. Antônio Monteiro, representante da coligação “Progressista de Esperança”, que teve como candidato Anderson Monteiro, disse que só vai falar sobre o caso quando houver uma decisão final.

Já no caso do candidato Nilber Almeida, a sentença foi pela impugnação do seu registro, já que o candidato não teria apresentado a documentação dentro do prazo previsto pela lei. Um dos advogados do candidato Nilber Almeida, Junior Meira, afirmou que o prazo foi dado pela própria juíza. Ele também disse que os advogados vão recorrer da decisão de impugnar a candidatura de Nilber.

Até a véspera das eleições, o candidato a prefeito da cidade de Esperança pela situação era o atual prefeito Nobinho Almeilda. Uma decisão do Ministro do TSE Dias Toffili mudou o rumo das eleições. Nobinho Almeida teve o seu registro de candidatura indeferido. Para substitui-lo, pediram o registro de candidatura Nilber Almeida, sobrinho do prefeito, e Paizinho Bronzeado, vice.

A data das novas eleições não foi definida pela juíza. A diplomação para o candidato eleito estava prevista para o dia 13 de dezembro de 2012. Com essa decisão, houve a suspensão da diplomação para o prefeito eleito na cidade de Esperança.

Veja o que diz a decisão da Juíza sobre novas eleições na cidade de Esperança:


Os dois candidatos podem recorrer da decisão prolatada pela juíza da cidade de Esperança a outas instâncias judiciais superiores, no caso, TRE E TSE.

Logo após a notícia de novas eleições na cidade de Esperança, muita gente foi às ruas para comemorar a decisão judicial.




Joseilton Belarmino





terça-feira, 13 de novembro de 2012

Seca na Paraíba já ameaça colapso no abastecimento de 19 municípios

A seca prolongada ameaça o abastecimento de água para consumo humano em dezenas de municípios do interior da Paraíba. Pelo menos 19 deles estão sob o risco de um colapso total no abastecimento e já enfrentam a falta intermitente da água fornecida pela Cagepa (Companhia Estadual de Água e Esgoto da Paraíba). 

Em Triunfo (no Alto Sertão paraibano, a 590 quilômetros de João Pessoa), o único manancial que abastecia a cidade secou completamente. Carros pipas da Defesa Civil estão socorrendo a população da zona urbana. 

A situação vem provocando protestos de moradores, com interdição das rodovias para chamar atenção das autoridades. 

Na segunda (05), um protesto de moradores interditou a rodovia PB-361 por três. O tráfego ficou parado nos trechos entre as cidades de Diamante e Itaporanga, na região do Vale do Piancó paraibano. A Cagepa (Companhia de Água e Esgoto da Paraíba), para aliviar a situação, permitiu a abertura das comportas dos mananciais de Condado, Couro da Vaca e Piranhas, em caráter de urgência. 

O quadro se agrava sem a perspectiva de chuvas. Na região do Cariri, também já falta água cidades de Alcantil, Santa Cecília de Umbuzeiro, Riacho de Santo Antônio, Barra de São Miguel e Umbuzeiro. 

Na terça-feira (06) foi iniciado o racionamento de água nas cidades de Esperança, Remígio, distritos de Lagoa do Mato, Cepilho e São Miguel. Estas localidades são atendidas pelo manancial Vaca Brava. Falta água dias vezes por semana, sempre nas segundas e terças-feiras. 

Também sofrem racionamento o distrito Rua Nova (no município de Belém), as cidades de Caiçara e Logradouro. Todos na região do Curimataú da Paraíba, a pouco mais de 80 quilômetros da capital. São localidades atendidas pelo manancial de Lagoa do Matias. Tem abastecimento de água interrompido nas terças, e normalizado às 7h, das sextas. 

Em duas comunidades rurais - Cachoeirinha e Braga (em Campo de Santana, na região do Cariri) - a água só chega às torneiras uma vez por semana, na quarta-feira. 

No dia 27 do mês passado, a Cagepa deu início ao racionamento nas cidades de Bananeiras, Solânea, Cacimba de Dentro. Atendidas pelo manancial Canafístula II, elas ficarão sem água nos finais de semana. Falta água a partir das 18h do sábado e volta na segunda, às 18h. 

A Cagepa responde pelo abastecimento de água, apenas, das zonas urbanas. Não há previsão para que essas cidades saiam do sistema de racionamento. 

Na cidade de Cabaceiras (localizado na microrregião do Cariri Oriental,a 180 km de João Pessoa) falta água há um mês. O município, que ficou famoso no país por servir de cenário para o filme o 'Auto da Compadecida' fica a cerca de 300 metros acima do nível do mar, na área mais baixa do Planalto da Borborema. Tem um população estimada em 5.035 habitantes, segundo censo do IBGE em 2010. Deste total, 2.217 habitantes estão na zona urbana e 2.818 na zona rural. A população urbana de Cabaceiras vinha recebendo água dos poços perfurados no leito do rio Paraíba, que margeia a cidade. A estiagem também provocou o colapso desse sistema emergencial de abastecimento. Este ano, a chuva acumulada no município foi de apenas 170 milímetros, o que já representa uma redução de 27,4% em relação a todo acumulado no ano passado. 

Pároco em Pedra Branca (município do Alto Sertão), o padre Djacy Brasileiro vem fazendo constantes alertas sobre os prejuízos causados pela estiagem. Ainda não choveu este ano em pedra Branca, segundo os registros da Agência Executiva Estadual das Águas (Aesa). 

Defensor da transposição do São Francisco, o padre Djacy se prepara para acampar em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília (DF), para chamar a atenção da presidente Dilma Rousseff. “Ninguém fala mais na transposição. O que está acontecendo?”, questionou. 

O padre Djacy Brasileiro escreveu carta aberta para Luiz Inácio Lula da Silva, onde ele pede que o ex-presidente interceda em Brasília pela conclusão das obras de transposição do Rio São Francisco. “Diga a presidente da República o seguinte: Dilma, os sertanejos precisam urgentemente de água. Eles querem a transposição de águas do rio São Francisco. É questão de vida ou morte”, recomenda o pároco de Pedra Branca.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Bayeux/PB: para trabalhar como segurança, homem injeta óleo mineral no corpo e deforma músculo


Desempregado, o mecânico de bicicletas Robson Alves da Silva, 39 anos, residente no bairro Mario Andreazza, na cidade de Bayeux ( região metropolitana de João Pessoa), colocou em risco sua vida ao injetar óleo mineral no próprio corpo. Foi uma tentativa perigosa na busca de um emprego. Robson imaginou que o ganho relâmpago de massa muscular lhe garantiria a contratação por uma empresa de vigilância privada, no cargo de segurança.
Robson Alves da Silva, sem qualquer consulta a um profissional de saúde, seguiu conselhos dos amigos e começou a autoaplicação nos dois braços. Foram 15 aplicações durante quatro meses. E, a pouco mais de um ano vem sofrendo as consequências.
No caso do mecânico, a busca pelo corpo perfeito, passou pela falta de informação e pelo desespero de quem queria voltar ao mercado de trabalho. Sem dinheiro e sem perspectiva de emprego, está pedindo ajuda financeira aos amigos para conseguir uma ressonância magnética, exigida pelo médico, antes de submeter uma cirurgia reparadora.
O medo de Robson é justificado. Após ser injetado nos braços, o óleo mineral forma uma espécie de bolsa entre os feixes musculares, criando um processo inflamatório, infecciona e deixa o tecido necrosado. É o caso do mecânico. O resultado foi o oposto do que ele pretendia ao injetar a substância no próprio corpo. 
O relato do mecânico é dramático. “Eu estava desempregado. Daí entrei na onda e fiz aplicação do produto nos dois braços. Estou tendo náuseas, febre, dores pelo corpo e vários problemas de saúde”, admite. Sua luta agora é para fazer a cirurgia o mais rápido possível, na tentativa de estancar a ação do óleo mineral em seu corpo.
“Já fui há vários hospitais. Falei com dezenas de médicas aqui em João Pessoa e em Recife, mas até agora nenhuma solução. Estou dependendo do exame para o médico analisar se vai ser possível fazer a cirurgia.
Em casos mais graves, o uso desses 'anabolizantes' pode resultar em cirrose, disfunção sexual, alteração hormonal, amputação dos membros e até óbitos. O óleo mineral pode ser comprado em farmácias e é usado no tratamento da prisão de ventre, por via oral. Ainda tem sua indicação para uso externo, na pele, para prevenir e tratar ressecamento.
O corpo de Robson apresenta hematomas e vermelhidão. Os músculos dos dois braços estão visivelmente deformados e o tronco com sinais de inchaço. Ele está assustado e arrependido.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...