Click no botão inicio ao lado esquerdo ou uma das guias

Para visualizar as últimas notícias

sábado, 3 de novembro de 2012

Seca no Nordeste: 'Agricultores do Piauí dividem a água com animais', diz o jornal


O retrato no interior dos Estados é de desolação, com gado morto e safras de milho,feijão e arroz perdidas. Os prejuízos na agricultura dos dois Estados atingem 90% da produção.

No Piauí, o trabalhador rural está sobrevivendo dos programas do governo, como a Bolsa Estiagem, Bolsa Família e Seguro- safra. Eles não têm o que comer e falta água para consumo humano e animal. De 224 municípios, 184 prefeitos do Estado decretaram estado de emergência.

O agricultor Francisco Rufino, de Solonópole, no Ceará, teve de sair do campo e migrar para a cidade para sobreviver com o seguro-safra que recebeu. "Não dava mais para continuar no campo. Não tinha uma gota de água sequer", lamenta.

As pessoas que vivem no semi-árido do Piauí dividimos pontos de água com os animais. A água não tem mais qualidade, por causa do baixo nível dos reservatórios. Ela já se mistura ao barro em razão da evaporação natural sob um sol de 40 graus e a coleta é feita pelos populares e pelos carros-pipa.

No município de Caracol, a 605 quilômetros de Teresina, o Frade franciscano Frei Jonecildo da Silva Cruz comenta que "nos últimos 50 anos, esta é a pior seca nesta região".

Em Picos, a 306 quilômetros de Teresina, o criador Rovilson Leal Pereira, morador do povoado Angical dos Domingos, resolveu levar o que restava do rebanho para o município de Elesbão Veloso, cerca de 150 quilômetros de distância, para evitar a morte dos animais. "Aqui não tinha pasto para eles porque não choveu. O gado morreria de fome se eu o deixasse aqui".





Da Redação com 180 Graus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...